segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Projeto de Pesquisa - Parte III - Introdução.

Eu estou no meio da reescrita do meu projeto de pesquisa. Definitivamente ele não está quase nada parecido com o que eu havia escrito quando entrei no programa.
O que eu acho que é mais difícil de se escrever é a introdução, os objetivos, a justificativa e as perguntas de pesquisa.
Na verdade, acho que as perguntas de pesquisa são as "menos difíceis" de se escrever. Por que você sabe quais são os questionamentos que pretende responder. Quando comecei a rescrita, fui intuitivamente seguindo esses passos:
1. Perguntas de pesquisa: escrevi o que eu queria responder, a partir daquilo que me intrigava. A curiosidade é o que move o pesquisador e sempre é necessário manter esse espírito.
2. Problemática: as perguntas existem, porque elas são geradas por um problema e esse problema precisa ser resolvido. Essa parte é aquela que você conta uma historinha do contexto em que você está inserido e o que te levou a fazer essas perguntas para o universo.
3. Hipótese: o que você acha que poderá ser a resposta das suas perguntas - uma dica que o universo está te dando em relação ao contexto em que você está pesquisando. É nesse momento em que eu sofro, porque sou péssima em explicar a "relevância" da minha pesquisa. É preciso mostrar o porque ela é importante em relação às outras pesquisas que existem na área, em relação às perguntas que não foram respondidas (mas isso vai aparecer dentro do projeto, não perca muito tempo com isso, seja breve.).
4. Objetivos: depois de colocar as perguntas, descrever o problema e o contexto em que ele está inserido e o que você acha que vai encontrar, fica mais fácil colocar o que você vai fazer. Os objetivos são separados em objetivos gerais e específicos. Nos "gerais" você deverá explicar a temática da pesquisa em termos gerais, como por exemplo, "o uso da tecnologia em sala de aula" (que é o meu tema). Nos específicos você deverá especificar e detelhar em que sentido pretende pesquisar esse tema geral: identificando... analisando... verificando... há verbos específicos que podem ser usados nesse item.
Quando você terminar esse processo, terá sua introdução pronta. Tem gente que escreve isso no final do projeto, começando pela revisão bibliográfica, tem gente que começa por ele. Eu faço um rascunho antes da revisão e reescrevo depois de ter concluído a metodologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera avaliado e assim que possivel sera postado.