terça-feira, 5 de agosto de 2014

O primeiro assignment a gente nunca esquece...

Hoje foi o dia de entregar o meu primeiro assignment. A experiência foi interessante porque entrega de 'trabalho' é a mesma coisa em todo lugar: sempre dá um frio na barriga.
A gente sabe que precisa checar, ler, reler e sempre acontece alguma coisa de errado e inesperado.

Uma das primeiras coisas que eu faço junto com o texto e deixo só para conferência são as referências.
Você sabia que a gente usa a palavra 'referências' só quando a gente coloca todas as referências do texto e 'bibliografia' quando há livros que não foram mencionados no meio do texto? No Brasil, pelo que eu me lembro, usar 'bibliografia' implica que você usou só livros e as 'referências' você pode ter usado artigos, documentos. Sei lá. O que vale é seguir as regras de onde você está.
Ninguém dá importância para as referências e com certeza, seu professor vai dar. Um professor meticuloso vai ler o trabalho batendo todas as referências e você não vai querer ter pontos descontados por causa disso. Vai formatando na medida que for escrevendo. Quando você terminar o texto, ela já estará pronta. É muito mais fácil. Depois quando você for revisar, terá mais atenção com os detalhes, porque seus olhos não estarão acostumados com o texto. Sabe quando você mexe tanto na coisa que nem percebe mais os detalhes? Então, isso não acontece quando você formata as referências ao longo do texto.

As indicações de figuras, anexos, sempre olhe qual o padrão, por exemplo você colocou anexo 1 no texto e no anexo está escrito anexo A. Muita atenção. As vezes a gente não percebe como faz as indicações e acaba não prestando atenção porque não é uma informação muito importante. De novo são pontos descontados por besteira.

Conte as palavras. Pelo menos aqui na Inglaterra o número de páginas não conta, mas sim o número de palavras. A vantagem é que as referências não fazem parte da contagem e nem os anexos, então você pode colocar quanto livros quiser (desde que tenha usado todos).

Sempre salve uma cópia do seu trabalho pronto como 'versão final'. Depois de pronto, eu faço pelo menos duas leituras para correção e, fala sério, sempre tem coisa para corrigir. Mas salve em mais de um lugar e 'se mande' por e-mail. Assim você tem sempre mais de uma cópia.

E nunca, nunca, deixe para entregar no último dia. As impressoras quebram e ficam sem tinta, os sistemas caem, a internet para de funcionar, chove, os horários dos 'offices' são reduzidos... Enfim, tudo acontece no dia da entrega e você pode ainda estar zicado(a) e ter que arrumar mais alguma coisa que esqueceu. Esse foi o meu caso.

Eu não tinha visto que era necessário colocar uma capa especial e quase que eu entrego sem a bendita. A vantagem foi que eu encontrei com outros alunos do programa que já haviam entregue a versão deles e me mostraram como era para formatar a capa.

Isso é outra coisa boba, mas importante: a formatação. O formato de elaboração de trabalhos varia de universidade para universidade e é bom checar com os colegas sempre! Sempre converse com eles porque eles podem saber coisas que você não sabe a respeito do que precisa entregar.

A vantagem é que depois e entregar o primeiro, os outros serão da mesma forma, então fica mais fácil. Ai é você que vai ajudar os outros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera avaliado e assim que possivel sera postado.