quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Keep Writing

Uma das primeiras licoes que a minha supervisor me ensinou foi sobre a escrita. Ela me disse: nao importa o que voce estiver fazendo, escreva. Esse foi o primeiro e eterno assignment que ela me passou.

A estrutura do PhD e de tres anos, entao eu vim com a mesma ideia da estrutura de cronograma que eu coloquei para mim mesma no mestrado: primeiro ano pesquisa e revisao bibliografica; segundo ano pesquisa de campo e complementacao de leituras; terceiro ano analise e escrita da dissertacao.

Eu li muito naquele periodo e realmente estou lendo agora. Mas para todos os temas que eu leio, ela me cobra 'uma escrita', 'um relatorio' informal sobre a importancia daquela tematica para a minha pesquisa. Eu escrevo de forma academica, com citacao, fonte e toda a formatacao necessaria, correlacionando todos os temas.

O primeiro beneficio que eu estou tendo e que eu nunca escrevi tanto em Ingles na minha vida. Em cinco meses, foram (eu vou ter a coragem de contar agora) 303 paginas. A cada duas semanas eu tenho escrito um assigment de 10 paginas e isso rende mais algumas paginas de anotacoes dos livros que eu estou lendo.

O segundo beneficio e que eu tenho material suficiente para a parte teorica da minha tese, com algumas reflexoes. Alem disso, isso pode virar material para publicacao de artigos, desde que reorganizados.

O terceiro e melhor beneficio e a facilidade com que eu estou escrevendo. Escrevo quatro a cinco paginas em meio dia, sem problemas para correlacionar os temas e incluir as citacoes.

Ela estava certa quando me pediu para escrever e com certeza eu vou usar (pode ser que nao tudo) boa parte do que eu estou fazendo agora para a construcao da versao final da minha tese.

Nao tem aquele papo de bloqueio: eu simplesmente escrevo.

Ouvi numa palestra que e muito facil lidar com a escrita da tese quando a gente esta bem. tudo que a gente faz, faz com confianca e acredita no trabalho. O problema e quando a gente esta mal. A gente tenta fugir, evita, nao faz e quando realmente precisa retomar e um sofrimento. A gente nem sabe como comecar. Quando escrever se torna uma rotina, um ato mecanico, nao tem sofrimento.
Estando de bem ou de mal com a vida, tanto faz, vc simplesmente escreve.

E igual dirigir um carro de mau humor, vc so dirige. E e isso ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera avaliado e assim que possivel sera postado.