terça-feira, 26 de agosto de 2014

Escrita acadêmica I - thesaurus

Bendito o dia em que me apresentaram o thesaurus.
Na verdade, eu já conhecia ele, mas nunca dei muita bola. Agora, não sei viver sem ele.
O thesaurus é um dicionário de sinônimos.
Sabe quando você escreve uma parágrafo e repete três vezes a mesma palavras? É nesse momento que o thesaurus entra entra em ação.
Todo mundo tem manias e vícios de linguagem e eu tenho um problema sério com as palavras "potencialidade" e "possibilidade". Chega uma hora que você não sabe mais o que usar e acha que só essas palavras expressam o que você quer. Mentira! E o thesaurus está aí para provar o contrário.
Você pode acessar online. Tenho usado o thesaurus.com.
Quando estou escrevendo em um computador cujo editor de texto está em Inglês uso o do próprio programa. É só selecionar a palavra, clicar com o botão direito do mouse e escolher sinônimos (ou 'thesaurus' em Inglês). Acho o recurso do editor de texto um tanto quanto limitado. Gosto mais de usar o online, porque há mais opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera avaliado e assim que possivel sera postado.