terça-feira, 26 de agosto de 2014

Escrita acadêmica II - reporting words

Acho que todo pesquisador tem problema com as "reporting words". Chega uma hora que ninguém aguenta mais escrever "de acordo com..." ou "segundo...".
Já não basta que algumas dessas palavras são usadas no jornalismo e são muito informais, do tipo "... disse fulano".
Reconhece-se a qualidade da escrita do pesquisador em função dessas palavras. É através dela que os leitores percebem se o autor que ele está citando "disse", "afirma", "propõe", "enfatiza", "acredita"... entre outras palavras.
Primeiramente é bom alterar as palavras para não usar sempre o "de acordo com...". É muito chato e repetitivo.
Em segundo lugar, isso demonstra o quanto você percebeu o tipo de argumento o autor está usando e o peso que essa afirmação (se for uma) possui.
Abaixo segue uma lista de palavras-chaves e algumas opções em Inglês que eu sempre recorro quando estou escrevendo:

show: demonstrate, establish.
persuade: assure, convince, satisfy.
argue: reason, discuss, debate, consider.
propose: advance, propound, suggest.
advise: suggest, recommend, advocate, exhort, encourage, urge.
believe: hold, profess (the view that …).
emphasise: accentuate, stress, underscore.
support: uphold, advocate.
state: express, comment, remark, declare, articulate, describe, instruct, inform, report.
examine: analyse, discuss, explore, investigate, scrutinise.
evaluate: appraise, assess.
hypothesise: speculate, postulate.
claim: allege, assert, affirm, contend, maintain.
disagree dispute, refute, contradict, object, dissent.
reject refute, repudiate, remonstrate, (against), discard, dismiss, disclaim.

Fonte: Incorporating sources in academic writing: University of Melbourne

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera avaliado e assim que possivel sera postado.