segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Projeto de Pesquisa - parte II

A primeira coisa que o pesquisador precisa saber e ter consciência é que o projeto de pesquisa não é permanente.
Há momentos em que ele faz sentido. Há momentos em que ele precisa ser retomado e momentos em que precisamos reescrevê-lo. Isso não quer dizer que a qualquer artigo que você leia ou qualquer livro que você encontre é necessário alterá-lo. Não é isso.
Digamos que, antes de entrar no programa de pesquisa que você está pleiteando, você elaborou e escreveu sobre uma "ideia que você teve sobre o assunto que quer pesquisar". Essa ideia te ajuda a aprofundar a revisão bibliográfica e a redefinir "o que você quer fazer", com "o que dá para fazer", que são coisas bem diferentes.
Ao longo do primeiro ano, em que você está aprofundando as leituras e delineando os aportes teóricos que irá utilizar porque fazem sentido para você e para o seu tema, é necessário retomar o que você tinha imaginado como viável.
Nem sempre o que a gente "imagina" como viável é o que vai realmente acontecer. E o pesquisador precisa estar aberto para isso. Um projeto que não se adequa ao longo da pesquisa pode ficar engessado e não percerber as mudanças e as nuances que o tema vai adquirindo ao longo do tempo. Ou pior, não perceber os que os dados estão evidenciando.
Você pode ter certeza que não é o único no mundo a fazer pesquisa e que novas afirmações e questionamentos são feitos o tempo todo e é preciso que isso apareça no seu trabalho.
Uma pesquisa que foi baseada em um projeto que não teve uma alteraçãozinha é problema. Um pesquisador que escreve o capítulo de revisão bibliográfica nos seis primeiros meses de pesquisa demonstra uma certeza absoluta que talvez não reflita o que o campo está  pensando, mostrando apenas afirmações cristalizadas ao longo do tempo. O que de novo essa pesquisa trará?
Pode ser que isso não se aplique a todos os tipos de pesquisa nas humanidades, mas sempre desconfie de pesquisadores que possuem muita certeza do que estão fazendo.
Muitos podem não assumir, mas dificilmente um projeto termina da forma como começou.
O melhor momento de revisitar o projeto de pesquisa e verificar se suas perguntas de pesquisa são as mesmas ocorre em dois estágios:
1. depois da revisão bibliográfica: em que você checa se as perguntas  feitas são pertinentes em relação ao que a teoria está te mostrando;
2. depois da coleta de dados: porque muitas vezes os dados que você coletou te mostram evidências que são tão inesperadas que não podem ser ignoradas e isso merece ser levado em conta com alguma adaptação.
O interessante de perceber esses momentos é o quanto a sua pesquisa está avançando durante o processo. Isso faz parte e não se esqueça de confiar no seu orientador, porque muitas vezes ele percebe coisas porque está "de fora" e porque nós ainda não temos maturidade como pesquisadores para perceber isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera avaliado e assim que possivel sera postado.