quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Parar de pesquisar? Jamais!

Uma vez pesquisadora, sempre pesquisadora.
A curiosidade em fundamentar aquilo que se está investigando e ver o que outras pessoas descobriram não nos deixa seguir em frente sem consultar as "referências".
Fiquei afastada da pesquisa no ano anterior, mas não totalmente.
Já ouvi que, às vezes, é necessário se afastar, deixar o "problema dormir" para depois conseguir perceber uma possível solução.
Mestrado e doutorado seguidos me esgotaram. Passei 2018 e 2019 sem de fato estar afiliada a qualquer universidade, sem quase ler artigos científicos, sem quase escrever. Refleti bastante. Li sobre dificuldades de aprendizagem, estudei a Base Nacional Comum Curricular e trabalhei.
Trabalhei muito. Preparei aulas excelentes, me apaixonei pela sala de aula novamente, encontrei o meu propósito, me reencontrei como profissional competente e fui feliz. Muito feliz.
Desenvolvi projetos novos, compreendi o que eu faço e porquê eu faço e com isso deixei minha cabeça de pesquisadora, que precisa ter gás para escrever, descansar. Foi muito bom.
Hoje estou bem curiosa, intrigada e sinto que está chegando a hora de começar a sistematizar o que eu estou fazendo. Ainda não decidi como, mas sinto que se sentar e começar a fazer, isso vai sair fácil, como se fosse naturalmente.
Percebo que preciso voltar a escrever mais sobre os processos e durante os processos.
2020 será um ano de muitas produções e realizações.
Preciso traçar um plano? Um não, vários. Mas isso fica para a próxima semana.
Enquanto isso, estamos de férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera avaliado e assim que possivel sera postado.