sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Travei

Isso acontece com todo mundo e pode ser a qualquer momento, sem motivo nenhum. Até agora eu não tinha travado. Em quase dois anos tenho escrito e nunca tive brancos ou empecilhos que não me deixassem escrever. Não posso falar que foi um branco, porque tenho coisa demais para falar na minha tese. Eu estava escrevendo uma análise e eu sabia exatamente quais os temas abordar. Já tinha todos os conceitos, as referências, as citações. Sabia como encadear o argumento. Mas eu sentava para escrever e não conseguia. Eu olhava para o texto e achava que era perda de tempo. Não entendia o porquê de sentar na frente do computador, tentar e não sair. A todo parágrafo que eu escrevia, eu pensava que não estava certo. Há uma discussão entre o uso de celulares em sala de aula e o mobile learning e era sobre isso que eu ia discurtir. Porém eu começava e parava. Estava sendo dolorido. E o que eu ouvia da minha consciência era 'é perda de tempo'. Demorei duas semanas para tentar entender a razão, mesmo porquê eu teria que justificar para a minha supervisor o que estava acontecendo. Eu disse para ela que eu sabia quais os tópicos teóricos usar, que estivessem relacionados com a aula que eu estava analisando; conseguia estabelecer a relação entre os elementos do mobile learning e a problemática do uso de celulares em sala de aula; mas eu não estava convencida da estrutura que eu estava tentando usar na análise. Não era um problema de conteúdo, mas de estrutura. Eu achava que a forma como eu estava escrevendo não refletia a perspectiva teórico-metodológica que estou me baseando. Se você está defendendo algo, deve se apoiar nisso, não usar estratégias e recursos que dizem o contrário do que você está fazendo. Se sua pesquisa é realista, você deve usar métodos e teorias que reflitam o que você está fazendo. Se você adota um perspectiva subjetivista, suas análises serão baseadas em interpretações, não em estatística. Foi a falta de uma estrutura apropriada que fez com que eu não estivesse convencida do que eu estava tentando dizer. Estou refletindo em como fazer isso, mas me tranquiliza saber que o motivo não foi a minha falta de conhecimento do assunto, mas a necessidade de elaboração de uma estrutura inovadora. Espero descobrir como fazer isso. Mas só em Janeiro. Boas Férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera avaliado e assim que possivel sera postado.