domingo, 12 de julho de 2015

Renovação de Bolsa - tempo extra

Acho que vale a pena comentar um dos assuntos mais discutidos entre os pesquisadores que estão aqui comigo em Bham. A maioria veio para cá com um contrato de três anos de bolsa para realizar o doutorado pleno. Alguns, que são da área de exatas e biológicas perceberam que precisariam de um quarto ano para concluírem seus estudos. A maioria percebeu isso entre o segundo e o terceiro ano e outros perceberam no terceiro ano. Alguns solicitaram a prorrogação da bolsa para o 4o ano na renovação do 2o para o 3o ano. Outros solicitaram isso ao final do terceiro, quando deveriam estar submetendo suas teses. Alguns conseguiram a extensão da bolsa. Outros só a renovação, mas 'sem ônus' para a agência de fomento. Não sei quem fez certo ou errado. Minha área é humanas e não dependo de laboratório/experimentos para desenvolver o meu estudo. Meus dados são coletados por entrevistas, observações e análise de documentos, que, por sua vez, podem comprometer o desenvolvimento da minha pesquisa se eu não me programar adequadamente. Não sei qual foi o problema. Não vou precisar do 4o ano. O que sei é que tenho três planos diferentes do que fazer no 3o ano e como concluir os meus estudos. Desde uma perspectiva pessimista a uma otimista. O que eu percebo é que as pessoas contaram como certo algo que não estava oficialmente previsto e não se planejaram para a pior perspectiva. Há várias interpretações diferentes sobre esse problema e muitas opiniões inflamadas. Agora não adianta mais. É necessário trabalhar em cima do cronograma real e ver o que dá para ser feito. Afinal, pesquisa acadêmica tem cronograma e ele deve ser seguido. E eu estou seguindo o meu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera avaliado e assim que possivel sera postado.