domingo, 18 de fevereiro de 2018

Usando as mídias sociais em prol da vida acadêmica

O brasileiro parece ter obsessão com mídias sociais. É uma coisa de: ficar vendo e postando memes no Facebook; ter conversas inúteis, correntes, piadas e "bom dias" em "gupos da família" no Whatsapp; fazer comentários irrelevantes no Twitter; publicar fotos de eventos e momentos "felizes" no Instagram; e agora a obsessão é ganhar "foguinhos" no Snapchat e receber perguntas no Sarahah.

Poucos percebem que podem utiliza as mídias sociais em prol da vida acadêmica. O objetivo não é usá-las como uma ferramenta de marketing chata para mostrar o que você está fazendo, a palestra que você está participando, os free-bees que você ganhou ou qualquer coisa assim. Ninguém se importa com isso.

Porém, essas mídias são ferramentas poderosíssimas em dois pontos: o primeiro é fazer networking e a segunda é manter-se atualizado quanto ao que está acontecendo na sua área em pesquisa e em mercado.

Sobre networking: pare de seguir somente seus amigos e sua família. Você pode fazer isso, é claro, mesmo porque vai dar problema se você sair do grupo da família, mas passe a seguir as pessoas que são importantes na sua área. Veja quem são seus colegas de departamento, pessoas de outros departamentos de outras universidades e identifique o que eles estão fazendo. Chame as pessoas para um café e porque não uma cerveja? Demonstre interesse no que elas estão fazendo e pense em possíveis parcerias. Participe de grupos de discussão e pesquisa em que as pessoas estejam a fim de discutir e postar coisas relevantes na sua área.

Sobre manter-se atualizado: identifique quem são os "influencers", aqueles que estão sempre comentando e publicando coisas na sua área e mantenha uma rotina de leitura sobre o que eles estão postando. Identifique também possíveis canais de divulgação de departamentos e universidades sobre pesquisa. E que tal você abrir o seu canal de divulgação sobre a sua área? Já considerou se tornar o ícone na sua área? Why not?

Ferramentas e suas potencialidades:

Networking: Linkedin, Facebook, Twitter. E faça com urgência uma conta no Researchgate e no Academia!

Manter-se atualizado: Linkedin, Twitter, Reddit, Flipboard, Researchgate e Academia.

Não conhece alguma dessas mídias? Opa, isso é um sinal de que você já está desatualizado! Então corra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera avaliado e assim que possivel sera postado.