sexta-feira, 22 de julho de 2016

Contratempos

Uma das coisas mais importantes que um projeto de pesquisa deve ter é o cronograma de pesquisa. Sempre é bom deixar algum tempo a mais para que haja margem para o atraso ou readaptação do projeto. Dificilmente as coisas acontecem como a gente planeja. Há grandes chances do cronograma estar 'dentro do prazo', mas isso não significa que o cronograma foi cumprido a risca, com todos os itens feitos exatamente como foram planejados. Além dos contratempos que o trabalho de campo e a coleta de dados podem trazer, muita gente se esquece que nós somos humanos e ficamos DOENTES. Falo isso porque há um mês e meio eu tive um problema de saúde que afetou o meu desempenho. Efetivamente eu não trabalhei por uma semana, mas logo depois consegui voltar parcialmente às minhas atividades. Depois de um mês e meio estou quase boa, mas não consigo ainda trabalhar com a mesma rotina que tinha. O que isso significa? Se eu tivesse um cronograma apertado, talvez eu estivesse um mês atrasada. Para as pessoas que trabalham com as coisas de última hora, prazos já teriam sido perdidos. Como eu estou trabalhando com três meses de adiantamento, isso não afetou muito. Consegui tirar duas semanas somente para a minha recuperação e isso foi fundamental. Hoje, ainda não consigo escrever o quanto escrevia, então estou tendo que colocar metas restritas por dia para conseguir manter prazos e não estragar com a minha recuperação. O autoconhecimento aqui é o segredo. Se você sabe que tem problemas com prazos e organização, desenvolva estratégias de produtividade. Mesmo porque isso reflete negativamente na sua imagem... É necessário também conhecer os próprios limites e respeitá-los. Caso contrário nos frustramos se não conseguimos alcançar nossos objetivos. Contratempos acontecem com todos e são imprevisíveis. Mas se eles acontecerem, ninguém vai querer saber da justificativa, só dos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera avaliado e assim que possivel sera postado.