sexta-feira, 8 de maio de 2015

Referências

Esse é um assunto complicado que ainda não sei como as pessoas se enroscam nisso. Uma das primeiras coisas que ouvi quando entrei na pós foi 'Construa a sua lista de referências enquanto estiver escrevendo' e também 'Nunca deixe para o final'. Então, eu achava que ficar repetindo isso era a maior besteira do mundo e que era ÓBVIO que ninguém mais deixava para o final. Pois é, ledo engano. Aqui em Birmingham tem muito brasileiro que não faz/atualiza as referências quando está escrevendo e deixa para o final. A lista de referências é algo que toma tempo e precisa de checagem minuciosa, porque os detalhes que ela possui demanda um olhar bem cuidadoso e depois de duas horas fazendo isso, voce não enxerga mais nada. Resumindo: FAÇA A LISTA DE REFERÊNCIAS ENQUANTO ESTIVER ESCREVENDO! Não tem segredo. Abra o arquivo e no momento em que você for fazendo as citações e for lembrando os temas que esta abordando, você já vai acrescentando os nomes. Eu sempre fiz resumos dos livros que eu lia e sempre fiz lista de artigos que achava interessante, então sempre tinha um arquivo base em que eu ja tinha pronta essas referências. Era só copiar e colar. Se fosse necessário ajustar alguma coisa por conta de padrão de revista científica, era só um ajuste pequeno. Não precisava escrever tudo de novo. E além de tudo, fazer isso de uma vez é muito chato. Fazer aos poucos você não vê o negocio andar e quando terminar de escrever você também terá suas referências prontas. Mas para quem quer 'profissionalizar' as referências nós temos softwares como o Endnote...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera avaliado e assim que possivel sera postado.