terça-feira, 16 de setembro de 2014

Supervisors

Se alguem te disser que nossos orientadores/supervisors "sempre tem razao", acredite.
Eu tenho costume de gravar todas as reunioes que eu faco com a minha supervisor. As vezes ela fala rapido, as vezes eu me perco em outros pensamentos, as vezes eu nao entendo a relacao do que ela fala com o meu trabalho.

A cada reuniao eu ouco novamente, fazendo uma transcricao, nao necessariamente literal, mas do que "eu preciso saber" e "nao posso esquecer" para a proxima reuniao. Sempre alguma coisa escapa, mas boa parte a gente acaba cobrindo.

E sabe tambem aquela impressao que voce tem que eles vao falando as coisas pra gente e na hora a gente nao entende porque nao tem maturidade suficiente... entao, pode ter certeza que eles ja falaram umas quatro reunioes para traz e vc que nao percebeu/ouviu.

Sempre tem coisas que, ao ouvir de novo a minha supervisor, eu tenho certeza que ela nao disse, mas esta la gravado. "Onde eu estava com a cabeca que nao percebi isso?" Eu sempre me pergunto. Eles nos falam coisas, discordam de outras e nos mostram que caminho seguir.

Muitas vezes as sugestoes que eles nos dao, na verdade sao correcoes a serem feitas e eles estao sendo educados em nao falar que "aquilo ficou uma porcaria". Expressoes como "gostei, mas acho que talvez isso nao caiba no seu capitulo de teoria"... quer dizer que voce perdeu tempo e pode jogar tudo fora. Agradeca se teu orientador falar coisas assim.

E tenha certeza, eles tem razao. Eles sao mais experientes, conhecem o campo (pelo menos mais que vc) o suficiente para ter uma opiniao formada. De que vale a pela comprar briga com eles? Para que? So vc vai sair perdendo. Confie neles, porque eles sabem o que fazem.

Por outro lado, e claro que existe o orientador "zica", aquele que nao faz nada, nao indica nada, nao corrige, nao le, nao aparece e nao te ajuda. Mas tome cuidado, porque as vezes o que vc espera que ele faca e o seu trabalho e isso ele nao vai fazer mesmo e pode ter certeza tambem a zica nao e ele...

Cada um tem o seu estilo e ele pode nao bater com o seu. Isso nao deve interferir no trabalho, pois a producao intelectual que vai sair dai sera relacionada com o que voce esta desenvolvendo. Confie e veja a forma de trabalho dele(a). Tente arranjar um meio-termo entre a sua forma de trabalho e a dele. Faca sugestoes de como vcs podem funcionar melhor. Desenvolva estrategias para que nenhum de voces saiam perdendo e ambos encontrem uma forma comum de trabalho.

E nao esqueca: isso e um relacionamento, que pode ser guiado pelo amor ou pela dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera avaliado e assim que possivel sera postado.