segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Cartas de autorização

Dependendo da Universidade que você está sua pesquisa precisará passar pelo Comintê de Ética e ser aprovada. Independentemente do processo, o que é extremamente importante para caracterizar a aprovação da sua pesquisa é mostrar que ela está em acordo com os preceitos éticos da instituição em que você está desenvolvendo o estudo, além de tratar com respeito aqueles que participarão de seu estudo. Esse respeito e confiança você adquire com os termos de consentimento e as cartas de apresentação.

Se você vai desenvolver uma pesquisa teórica, a sua ética está em seguir os princípios de copyright. Se você vai desenvolver uma pesquisa prática, a sua ética está em como você irá lidar com os fatores humanos. O consentimento das pessoas em participarem da pesquisa é um dos passos mais importantes que você dá, pois será através deles que você irá se resguardar judicialmente.

Para cada tipo de estudo e técnica de coleta de dados pode ser desenvolvida uma carta. Porém, o mais interessante é desenvolver cartas que estejam voltadas para a população que comporá o seu estudo. Como eu lido com alunos, que podem ser crianças, jovens e adultos, foi necessário elaborar uma carta para cada faixa-etária, em que cada uma tinha uma linguagem apropriada, explicando o que era o estudo, seu objetivo e o que seria feito.

O site da Boise State University nos EUA traz vários modelos úteis de elaboração de cartas. Usei várias delas na minha pesquisa. (acessado em 22/09/2014)

Aqui vai um check-list do que o seu termo de consentimento deve conter:

A carta deve:
- ser simples o suficiente para crianças portadoras de necessidades especiais entenderem;
- dizer que eles estão sendo convidados a participar de um estudo;
- ter o objetivo do estudo; 
- estimar o tempo que envolverá os participantes;
- mostrar o que acontecerá se eles concordarem em participar;
- apresentar os riscos e incômodos sobre a participação;
- comentar os benefícios que eles terão;
- indicar que eles devem perguntar aos seus pais quaisquer dúvidas que tiverem;
- afirmar que a participação é voluntária e eles podem parar a qualquer momento;
- indicar os pais/responsáveis sabem sobre a participação deles na pesquisa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera avaliado e assim que possivel sera postado.