terça-feira, 29 de julho de 2014

Reuniao com o orientador

Acho que nao tem um que nao sai tonto da reuniao com o orientador.
Acabei de ter uma e foi desse jeito.
Na verdade todas tem sido.
E a pior coisa que tem e voce sair com a sensacao que discutiram muitas coisas, acertaram muitas coisas e no fim sempre aparece aquele sentimento que voce deixou passar algo.
Eu nao confio na minha memoria e por isso desenvolvi algumas estrategias para nao perder nada.
 Alem disso, voce pode ter certeza que eu orientador esta te dizendo coisas desde o primeiro encontro e repetindo essas coisas e as vezes voce nao esta maduro o suficiente para ouvir e entender o que esta sendo dito. Aconteceu no mestrado e esta acontecendo agora novamente no doutorado.

1. Gravar a reuniao.
Nao tem erro porque esta tudo la! Sempre carrego meu tablet comigo e gravo tudo o que esta acontecendo. Ouco de novo? Sim, para transcrever o que foi dito e acertado. E claro que nao como um profissional, mas anoto os pontos importantes com detalhes, indicando a teoria. Assim fica muito mais facil pra checar o que foi feito ate a proxima reuniao.

2. Anotar os pontos importantes.
Nao importa que eu esteja gravando tudo, sempre anoto os pontos importantes, justificando o porque. Anoto tambem as minhas duvidas. Nao sou muito de desenhar esquemas, por isso sempre escrevo como se fossem relatorios.
Desenvolvi um modelo de relatorio a ser preenchido indicando elementos que sao importantes de serem ressaltados:

data
nome do orientador (porque eu tenho dois)
se ha audio gravado e qual o nome do arquivo
se ha submissao de paper a ser discutido
se havera correcao do paper e quando sera submetido
comentarios sobre o paper
combinados
comentarios extras
proxima reuniao

Esse modelo tem funcionado para o meu estilo. Cada um pode desenvolver o seu de acordo com a sua pesquisa e area.
E bem legal olhar reunioes antigas e perceber o avanco da pesquisa e o quanto voce tem se dedicado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera avaliado e assim que possivel sera postado.